Quarto de menino ou menina? Arquitetos dão dicas de decoração

Para o arquiteto José Daher Filho, a decoração do quarto infantil depende muito da idade da criança. Até os sete anos, a preocupação é como comportar tantos brinquedos. "Eles ocupam muito espaço. Uma sugestão é fazer gavetões embaixo do colchão para guardá-los".
> Leia mais notícias da revista.ag
O quarto deve ser pensado como um ambiente prático de manutenção e, se a brincadeira é muito importante nessa faixa etária, deixar a cama encostada na parede abre espaço no centro do quarto para a criança.
A personalidade e o gosto dos pequenos devem ser levados em consideração. "Em função disso, você trabalha uma ambientação mais lúdica, com sonhos", diz.
Ainda nesse clima de deixar a criatividade fluir, a dica do arquiteto é uma lousa verde ou um vidro pintado de branco, que servem de opções para escrever. No primeiro, use giz e, no segundo, pincel atômico.
Até os 12 anos
Quando a criança está acima dos sete anos, ela começa a ficar mais independente e os colegas passam a dormir na casa, de vez em quando. Por isso, a bicama embaixo da cama é uma excelente alternativa. Segundo o arquiteto, os brinquedos vão diminuindo e ficam alguns como lembrança, que passam a ser peças decorativas. Ele indica pensar em uma bancada de estudo, que não precisa ser muito grande. "Não há necessidade de reservar espaço para a CPU, com tablets e notebooks".
Tempo
Os quartos, geralmente, são feitos para durar muito. "Aconselho que os revestimentos sejam fáceis de mudar ao longo do tempo. Um papel de parede mais infantil pode ser substituído por um pintura quando a criança crescer".
- Veja como decorar o quarto de casal
- 13 dicas para decorar salas em apartamentos pequenos
- Cozinha pequena? Veja como aproveitar cada espaço
- Aprenda a decorar, organizar e fugir das infiltrações do banheiro
- 10 quartos de bebê para você se inspirar
- 15 dicas para montar uma área de serviço pequena
- Conheça móveis que se adaptam às necessidades da sua casa
- Aprenda como usar cores fortes na decoração sem cair no exagero
Alergia
José Daher chama a atenção para as alergias. "É bastante comum as crianças serem alérgicas. Nesses casos, os pais sempre pedem que o quarto não tenha tapete, e excesso de cortina. Uma dica é a cortina rolô".
Cores
O azul e o verde continuam como as cores preferidas dos meninos. As meninas também não abrem mão do rosa, em suas diferentes tonalidades. O lilás fica em segundo lugar na preferência delas. Para combinar com essas cores, o branco é sempre o mais indicado.
Roupas
Quando comparado com os adultos, o espaço para guardar roupas das crianças é menor.
Evite
Quinas vivas, que podem machucar as crianças, sugere o arquiteto. O quarto deve ser de fácil circulação.